XX Encontro Nacional do Fórum CB27

08/04/2021
Notícias

Para iniciar o ano de 2021 com novas oportunidades de cooperação e colaboração com a chegada dos novos Secretários de Meio Ambiente, o Fórum CB27 realizou o XX Encontro Nacional do CB27. O encontro realizado de forma virtual na quinta-feira (08.04) contou com a participação dos novos colaboradores que trouxeram diferentes possibilidades de contribuições e iniciativas para a retomada verde.

 

“Apoiar o Fórum CB27 é mais que estimular uma iniciativa brasileira para a promoção da democracia e da sustentabilidade, é participar da construção de um mundo melhor em que o valor da natureza é incorporado definitivamente nos nossos modelos produtivos e nas nossas vidas” declara Anja Czymmeck, Diretora da Fundação Konrad Adenauer no Brasil na abertura do Encontro.

 

Ainda durante a abertura, Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI, reforçou que o Fórum CB27 tem o objetivo de compartilhar experiências, saberes e dificuldades. “O CB27 serve para que não repitamos os mesmos erros, para talhar a boa política pública e replicar boas experiências. Esse fórum é de vocês, secretários e secretárias”, disse.

 

“Desde 2012, foram realizados 19 Encontros Nacionais e 16 Encontros Regionais em 23 capitais brasileiras, além de visitas técnicas e missões internacionais para compartilhamento de experiências” lembrou Ana Carolina Abreu, Coordenadora de Projetos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil durante a apresentação sobre o Fórum.

 

Os presentes realizaram a eleição do novo coordenador nacional, que elegeu o Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere. “O grande legado deste fórum é a capacidade de reunir institucionalmente secretários de meio ambiente das principais cidades brasileiras. A união das capitais pode ser instrumental para regeneração verde do país”, afirmou. “É importante cada vez mais aproximar os secretários e secretárias do CB27, abrir espaço para que todos se sintam contemplados”, completou.

 

O encontro contou também com a apresentação do relatório de transição e discussão das principais pautas do fórum para este ano.  “A escolha do tema deste ano não poderia ser diferente: recuperação verde econômica”, pontua Ana Werneck, Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI Brasil.

 

Ao longo do ano de 2021 o Fórum CB27 promoverá encontros com o objetivo de criar espaços de troca e experiências entre os governos locais e o governo alemão também.