VIII Encontro Nacional do CB27 – Maceió

Encontro Nacional

Nos dias 23 e 25 de novembro, Maceió sediou a VIII Conferência Nacional CB27. A conferência promoveu o diálogo entre os gestores, incluindo uma visita técnica ao final do evento.

 

Entre 2015 e 2016, acordos globais relevantes sobre sustentabilidade foram alcançados entre as nações, com instâncias de participação de governos locais em seus processos de debate e negociação, a saber: o Marco Sendai sobre Redução de Risco de Desastres; os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Financiamento para o desenvolvimento; o Acordo de Paris; e a Nova Agenda Urbana, além das metas de biodiversidade previamente acordadas em Aichi.

 

Outro ciclo importante também chegou ao fim para o CB27 em 2016. Junto com a institucionalização do Fórum, a continuidade e relevância das ações do CB27 dependerão do sucesso do processo de transição e da capacidade de liderança nas agendas de vanguarda. Esse contexto foi o pano de fundo do encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras em Maceió. Eles discutiram os principais desafios das novas agendas internacionais para as cidades e a transição do CB27 em 2017.

 

O CB27 se inspira no C-40 formado por prefeitos das maiores cidades do mundo e que estabelece uma troca de experiências e formas de parcerias que colaboram para a execução de práticas sustentáveis ​​em cidades ao redor do mundo.