Recife

Criada em 2009, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, capital de Pernambuco, planeja e coordena as atividades de defesa do meio ambiente da cidade, definindo critérios para conter a degradação e a poluição ambiental.

 

Apoiando a temática de biodiversidade, Recife entrou como colaborador do projeto Bandeira Verde. Em outubro de 2020 o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, hasteou a Bandeira Verde no Jardim Botânico da capital pernambucana, representando a adesão da cidade ao programa à troca de sementes de espécies raras e em extinção da flora brasileira. 

 

Em novembro de 2018, Recife participou do Fórum de Cidades Quentes, promovido pelo CB27, que explorou como as cidades brasileiras podem desenvolver medidas de enfrentamento aos efeitos das ilhas e ondas de calor em suas políticas e planejamentos de desenvolvimento urbano e uso do solo 

 

A cidade do Recife recebeu o XII Encontro Nacional com o tema “Educar para uma cidade sustentável” entre os dias 26 e 29 de novembro de 2017, e o XVII Encontro Nacional, entre os dias 4 e 6 de novembro de 2019. Participou da Coordenação Regional do Nordeste, de 2019 a 2020.

 

E-mail para contato: [email protected]

Informações básicas

É associado ao ICLEI?
Sim (2015)
É comprometido com o GCoM?
Sim (Selo de Mitigação)
Realizou o reporte na plataforma unificada CDP-ICLEI?
Sim
Participa do Cities With Nature?
Sim
Participa do C40?
Sim
Possui Inventário de Emissões de GEE?
Sim (2015)
Possui Plano de Ação Climática?
Sim
Possui Plano de Arborização?
Sim
Aderiu ao Bandeira Verde?
Sim