Fortaleza

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente do Município (Seuma) de Fortaleza, capital do Ceará, tem como missão planejar e controlar o ambiente natural e o ambiente construído.

 

A importância da cidade na contemporaneidade e os desafios a serem vencidos para torná-la um lugar bom para viver faz com que o século XXI já se consolide como o “século das cidades”. Isto significa ter um lugar para morar em condições adequadas, ter um trabalho digno para suprir as demandas de consumo do cotidiano e dispor de espaços de lazer entretenimento para estreitar seus laços sociais e estar de bem com a vida.

 

Tudo isto interligado por uma rede de acessibilidade que reduza tempo e custo nos deslocamentos. Alcançar tais requisitos depende de Planejamento e Controle do Ambiente Natural e do Ambiente Construído.

 

A cidade de Fortaleza se uniu a capitais brasileiras no projeto Bandeira Verde pela busca da biodiversidade e sustentabilidade urbana. Como parte da atuação no projeto, a cidade se compromete a colaborar em uma rede de troca de sementes de espécies ameaçadas, garantindo a conservação da flora brasileira em risco de extinção e propondo o seu uso sustentável. 

 

A participação reforça o importante papel e compromisso dos governos locais, com a agenda de biodiversidade se alinhando com a próxima Conferência das Partes (COP15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), que acontecerá em 2021, na China.

 

Fortaleza recebeu o 14° Encontro Regional no dia 24 de fevereiro de 2016, durante a II Jornada sobre cidades e Mudanças Climáticas.

 

E-mail para contato: [email protected]

Informações básicas

É associado ao ICLEI?
Sim (2019)
É comprometido com o GCoM?
Sim
Realizou o reporte na plataforma unificada CDP-ICLEI?
Sim
Participa do Cities With Nature?
Sim
Participa do C40?
Sim
Possui Inventário de Emissões de GEE?
Sim
Possui Plano de Ação Climática?
Sim
Possui Plano de Arborização?
Não
Aderiu ao Bandeira Verde?
Não