Curitiba

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, capital do Paraná, tem o objetivo de definir políticas, planejar, organizar, dirigir e controlar a execução de ações nas áreas de resíduos sólidos, recursos hídricos, proteção da biodiversidade, gestão do território, informações ambientais, qualidade ambiental, educação ambiental e áreas protegidas, visando o desenvolvimento sustentável da região.

 

A cidade de Curitiba se uniu a capitais brasileiras no projeto Bandeira Verde pela busca da biodiversidade e sustentabilidade urbana. Como parte da atuação no projeto, a cidade se compromete a colaborar em uma rede de troca de sementes de espécies ameaçadas, garantindo a conservação da flora brasileira em risco de extinção e propondo o seu uso sustentável.

 

A participação da cidade reforça o importante papel e compromisso dos governos locais, com a agenda de biodiversidade se alinhando com a próxima Conferência das Partes (COP15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), que acontecerá em 2021, na China.

 

Inspirada pelos encontros, implementou a TCFA (Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental) e estabeleceu parceria com a Plant-for-the-Planet, organização que, através da educação ambiental, incentiva o plantio de árvores.

 

Curitiba recebeu o 9° Encontro Regional no dia 8 de maio de 2014 e o XV Encontro Nacional com o tema Natureza como Base para o Desenvolvimento nos dias 21 a 23 de novembro de 2018.

 

E-mail para contato: [email protected]

Informações básicas

É associado ao ICLEI?
Sim (1992)
É comprometido com o GCoM?
Sim (Selo de Adaptação)
Realizou o reporte na plataforma unificada CDP-ICLEI?
Sim
Participa do Cities With Nature?
Sim
Participa do C40?
Sim
Possui Inventário de Emissões de GEE?
Sim (2016)
Possui Plano de Ação Climática?
Sim
Possui Plano de Arborização?
Sim
Aderiu ao Bandeira Verde?
Sim