Belo Horizonte

A Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, atua em parceria com as escolas, as academias, os movimentos sociais e as ONGs, tanto na elaboração de normas, planos, programas e projetos, assim como na elaboração e realização de projetos socioambientais.

 

Belo Horizonte se uniu a capitais brasileiras no projeto Bandeira Verde pela busca da biodiversidade e sustentabilidade urbana. Como parte da atuação no projeto, a cidade se compromete a colaborar em uma rede de troca de sementes de espécies ameaçadas, garantindo a conservação da flora brasileira em risco de extinção e propondo o seu uso sustentável. A participação da cidade reforça o importante papel e compromisso dos governos locais, com a agenda de biodiversidade se alinhando com a próxima Conferência das Partes (COP15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB).

 

Em novembro de 2018, a cidade participou do Fórum de Cidades Quentes, promovido pelo CB27, que explorou como as cidades brasileiras podem desenvolver medidas de enfrentamento aos efeitos das ilhas e ondas de calor em suas políticas e planejamentos de desenvolvimento urbano e uso do solo.

 

Belo Horizonte recebeu o 4° Encontro Regional do CB27, no dia 5 de março de 2013, e o V Encontro Nacional, com o tema “Planejamento Estratégico do Fórum CB27”, nos dias 12 a 14 de novembro de 2014. De 2020 a 2021 a cidade participou da Coordenação Regional do Sudeste, através da representação do Secretário Mário de Lacerda Werneck Neto.

 

E-mail para contato: [email protected]

 

Informações básicas

É associado ao ICLEI?
Sim (1993)
É comprometido com o GCoM?
Sim (Selo de Mitigação e Adaptação)
Realizou o reporte na plataforma unificada CDP-ICLEI?
Sim
Participa do Cities With Nature?
Não
Participa do C40?
Não
Possui Inventário de Emissões de GEE?
Sim (2013)
Possui Plano de Ação Climática?
Sim
Possui Plano de Arborização?
Não
Aderiu ao Bandeira Verde?
Sim

Documentos